Milhares de pessoas sofrem com queimaduras anualmente. O problema é mais comum do que parece, uma vez que são vários os agentes que acabam culminando em danos para a pele.
Além do contato com o fogo, existem outros fatores como agentes químicos, radioativos e elétricos. Em contato com a pele, essas substâncias podem causar a destruição parcial ou total dos tecidos. Elas se diferenciam de acordo com a sua gravidade da lesão e precisam ser tratadas com urgência.
Você sabe quais são os tipos de queimaduras e como tratá-las? Acompanhe o artigo e entenda mais sobre cada uma dessas lesões.
Quais são os tipos de queimadura?
As lesões causadas por queimaduras se distinguem em três tipos, que são caracterizadas de acordo com a profundidade da lesão. Vamos conhecê-las:
- 1º grau: É uma lesão mais superficial, atingindo somente a epiderme. Ela se caracteriza por um vermelhidão na área afetada, além de deixá-la seca. Normalmente, ela melhora no período entre 3 e 6 dias e não deixa sequelas como cicatrizes permanentes.
- 2º grau: As lesões por queimaduras de 2º grau atingem camadas mais internas da pele, podendo até atingir toda a epiderme. Nestes casos, é possível que o paciente tenha um vermelhidão na região, sendo que podem surgir bolhas e até mesmo inchaço. A dor costuma sumir depois de 3 dias mas a marca pode perdurar por 3 semanas e, na maioria das vezes, não deixa cicatriz.
- 3º grau: É o tipo mais sério de queimadura. Aqui, a lesão chega a atingir não somente a pele, mas vasos sanguíneos, nervos e músculos, podendo levar o paciente a óbito. Além disso, dependendo da gravidade das lesões, podem ocorrer falhas em diversos órgãos, complicando ainda mais o estado de saúde. É possível não sentir dor, uma vez que ela chega até os nervos e o tratamento precisa ser imediato.
Em todos os casos, deve-se tomar certos cuidados imediatos. As primeiras ações após uma lesão são de extrema importância para o tratamento e recuperação do organismo. Você sabe o que fazer após uma ferida? Vamos continuar descobrindo quais medidas devem ser tomadas.
O que fazer após uma queimadura?
Os cuidados após uma lesão por queimadura variam de acordo com o grau de cada uma. É de extrema importância seguir, à risca, os seguintes passos:
- Nas queimaduras de primeiro grau, é necessário, em primeiro aplicar, água fria na região afetada por, no máximo, 15 minutos. Não aplique qualquer produto como pastas de dente ou manteiga e passe uma pomada hidratante. Caso, após seguidos todos os passos, a região permanecer afetada, deve-se colocar um pano umedecido até que os efeitos desapareçam.
- Quando a lesão é de segundo grau, também é necessário aplicar água fria por 15 minutos, lavar a ferida com sabão, tomando cuidado para não esfregar com força. Aplique uma gaze umedecida e não fure, de maneira alguma, possíveis bolhas. Caso elas sejam grandes, procure ajuda médica.
- Já nas queimaduras de terceiro grau, a primeira coisa a se fazer é chamar uma ambulância ou ir para um hospital. Após o atendimento médico, é imprescindível seguir as recomendações médicas.
Deve-se ter bastante atenção às feridas causadas por queimadura. Não passe pasta de dente, pó de café, clara de ovo ou outras recomendações populares. As consequências de aplicar produtos indevidos podem inclusive gerar os efeitos contrários, como piorar a lesão ou retardar a cicatrização.
Siga as recomendações!
Para o total sucesso do tratamento, é preciso que o paciente siga todas as prescrições médicas, principalmente no caso das queimaduras de 3º grau. Portanto, deve-se voltar regularmente ao consultório médico para verificar as condições da ferida e realizar a troca dos curativos.
Para mais informações sobre como tratar uma queimadura, entre em contato conosco! Caso ainda tenha alguma dúvida, deixe nos comentários!
Curta as nossas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo! Acompanhe os posts semanais no blog e compartilhe com os seus amigos.