Um problema bastante comum, mas que pode passar despercebido entre os pacientes, é a intolerância ao glúten. Isso acontece porque os sintomas, na maioria das vezes, acabam sendo associados à outros problemas de saúde. Este contexto acaba disfarçando a condição.
Em primeiro lugar, é importante entender quais alimentos podem fazer mal para o organismo. A intolerância está relacionada ao consumo de alimentos e bebidas que possuem trigo, cevada, centeio ou aveia. A condição, quando não identificada e tratada, pode evoluir para problemas maiores, como a Doença Celíaca, causando sintomas mais graves.
Você sabe quais são os principais sintomas desta condição? Tem como evitá-la? Vamos descobrir agora!
Incômodos intestinais
Um dos principais sinais da intolerância ao glúten se apresenta na região intestinal. É comum que o paciente, após consumir alimentos ricos em glúten, comece a sentir desconfortos como excesso na produção de gases, barriga inchada, dor, prisão de ventre e até mesmo diarreia.
Além disso, a ingestão de glúten faz com que as células do intestino sejam danificadas, o que prejudica a absorção de vitaminas e minerais. Este fator acaba desencadeando os problemas já citados como prisão de ventre e diarreia. O paciente pode ter um aumento na produção de fezes e, consequentemente, no número de vezes que ele precisa evacuar.
Fadiga e falta de disposição
Outra queixa frequente dos pacientes que apresentam essa condição é a sensação de fadiga e falta de disposição. Este é um claro sinal de que algo está errado no organismo. Além disso, após o consumo de glúten, é possível sentir dificuldades para se concentrar, o que acaba prejudicando toda a rotina do paciente.
Irritações na pele
A ingestão de glúten é responsável também por reações um pouco diferentes. O paciente pode apresentar coceira e irritação devido ao ressecamento da pele. Ao coçar, é possível que surjam pequenas áreas avermelhadas.
Este é outro sintoma que pode ser constantemente associado a outros problemas de saúde. Para perceber se existe alguma reação alérgica ao glúten, deve-se cortar da dieta alimentos como bolos, pães e massas no geral.
Como diagnosticar a intolerância ao glúten?
Ao notar a recorrência dos sintomas, o paciente deve procurar um profissional da saúde que o auxilie no diagnóstico da condição. É bem provável que ele peça para fazer alguns exames como o de sangue, urina, fezes ou até mesmo uma biópsia intestinal.
Deve-se, a partir do momento em que for descoberta a intolerância ao glúten, cortar da dieta todos os alimentos que contenham essa substância. É de extrema importância que o paciente siga a risco todas as recomendações médicas, principalmente em relação à alimentação. Portanto, deve-se cortar assim das suas refeições bolos, farinha, biscoito e pães.
Caso tenha apresentado algum dos sintomas, procure ajuda médica o quanto antes! Para mais conteúdos como este, acompanhe as nossas redes sociais!
Precisou de algum serviço da Life Care? Entre em contato conosco!