A situação de uma pessoa com demência é muito delicada e deve ser tratada de maneira em que ela não desenvolva outros transtornos.
Sabe quais são os principais cuidados? Acompanhe abaixo essa questão e dicas para lidar com essa condição.
O que é demência?
Demência é uma condição em que ocorre perda da função cerebral, resultando queda da capacidade intelectual do indivíduo. É um conjunto de sintomas que afetam diretamente a qualidade de vida da pessoa, como capacidade de memorizar, de resolver os problemas do dia a dia, interferindo em seus relacionamentos e atividades sociais e profissionais.
De modo geral, as demências não aparecem abruptamente: o que ocorre é que os familiares demoram para perceber os sinais, confundindo-os com distração ou algo próprio da idade mais avançada.
Os sintomas de demência variam, dependendo da causa, mas geralmente incluem
- perda de memória;
- dificuldade para se comunicar e para realizar tarefas complexas;
- dificuldade com planejamento e organização;
- problemas com funções de coordenação e motoras;
- problemas com desorientação, como se perder;
- alterações de personalidade;
- incapacidade de estabelecer razão;
- comportamento inadequado, paranoia, agitação, alucinações.
Diagnóstico de Demência
A perda de memória e outros sinais de demência têm muitas causas, por isso o diagnóstico pode ser bastante difícil.
Apenas um médico especialista pode avaliar os sintomas, descobrir as causas e diagnosticar a doença. O profissional realiza uma série de perguntas sobre histórico clínico do paciente, solicita exames cognitivos e neuropsicológicos, faz avaliação neurológica e psiquiátricas,
Como o quadro piora ao longo do tempo, o diagnóstico precoce proporciona melhor qualidade de vida a uma pessoa com demência .
Principais cuidados com uma pessoa com demência
Infelizmente, não existe cura para a demência. Então, o tratamento busca retardar a sua progressão e permitir ao portador realizar suas atividades sozinhos, convivendo em harmonia com familiares e em sociedade.
Seguem as principais recomendações:
- Como conversar com o doente: a forma de se comunicar com o portador de demência deve ser personalizada. Alguns não encontram as palavras para se expressar e isso pode gerar desconforto a ele. Tenha calma, segure a mão do paciente para demonstrar carinho e compreensão. Use gestos para auxiliar a comunicação, prefira frases curtas e simples, sempre em tom leve.
- Contato social: o paciente deve se sentir acolhido. Deixe que ele mantenha contato com amigos e familiares, faça programas que permitam o convívio com outras pessoas, evitando o isolamento e a solidão, que levam ao aumento da perda de capacidades cognitivas.
- Estabeleça rotinas e regras: alterar o ambiente ou as atividades diárias do doente pode causar confusão mental. Assim, mantenha os horários das tarefas do cotidiano, como banho e refeições, no mesmo horário. Evite distrações durante a realização e coloque regras para assistir televisão, por exemplo.
- Adaptação da casa: retire tapetes e excesso de móveis do ambiente, coloque piso antiderrapante pela casa, instale barras no banheiro e guarde objetos cortantes e remédios para quedas, acidentes e estimular a independência.
- Atente-se aos sinais na pele: idosos e pacientes acamados apresentam mais facilidade de ter lesões em áreas de apoio do corpo. Por isso, abuse do uso de creme hidratante na pele, ofereça líquidos durante o dia para mantê-los hidratados.
Existem profissionais que auxiliam a cuidar dos portadores de demência, prestando uma assistência em home care, proporcionando inúmeros benefícios ao doente e seus familiares. Conhece esse serviço? Leia aqui e conheça os 5 benefícios do tratamento home care.