A terceira idade é marcada por mudanças no estilo de vida de um idoso. Diante disso, é esperado que o nosso corpo não continue o mesmo. A força física e o vigor diminuem, os reflexos se tornam lentos. Estes são só alguns dos sinais que podem ser sentidos. Logo, o risco de sofrer acidentes domésticos aumenta consideravelmente.
Com o corpo sofrendo tais mudanças, qualquer tarefa, mesmo que demande o mínimo de esforço físico, pode acabar resultando em acidentes. Portanto, é necessário que o idoso se planeje e reestruture a sua rotina com o intuito de evitar possíveis incidentes.
Que tal descobrir como evitar acidentes domésticos? Continue lendo o artigo e veja como se readaptar para que a sua casa seja um ambiente confortável e seguro.
Quais os efeitos da terceira idade?
Com o passar dos anos e a chegada da velhice, tanto o corpo quanto a rotina de um idoso mudam drasticamente. Essas mudanças passam por uma diminuição na densidade dos ossos, como também na massa muscular, fatores que podem ser atribuídas à osteoporose e Sarcopenia, respectivamente.
Todos esses fatores citados deixam o idoso mais propenso aos acidentes domésticos. Somado à consequências naturais da terceira idade, como a perda dos reflexos e equilíbrio, é de extrema importância readaptar o ambiente domiciliar para que ele se torne um local seguro, sem que ofereça riscos.
Os cuidados com a saúde do idoso não passam apenas por uma alimentação saudável e um estilo de vida ativo. Mas também por medidas preventivas que resguardem a sua integridade física, uma vez que o simples fato de pegar um objeto em um local alto pode acabar resultando em quedas.
Agora, que tal falarmos um pouco sobre medidas que podem ser tomadas para evitar acidentes domésticos?
Mantenha ambientes iluminados
Uma boa iluminação é essencial. Mesmo que durante o dia, ambientes escuros podem causar acidentes. Manter a casa iluminada contribui para que o idoso consiga perceber possíveis objetos no chão, quinas e desnivelamentos que podem acabar ocasionando em quedas.
Uma alternativa é instalar sensores de iluminação por toda a casa. Isso inibe automaticamente a possibilidade de ambientes escuros. Caso essa opção seja inviável, o ideal é instalar interruptores em locais estratégicos que facilitem o alcance.
Escadas e corredores
Como já vimos anteriormente, a mobilidade na terceira idade já não é a mesma e movimentos simples podem resultar em acidentes domésticos. Talvez as escadas sejam um dos maiores vilões de pessoas que se encontram debilitadas ou de idade bastante avançada.
O esforço feito para subir e descer degraus, somado à falta de equilíbrio e reflexo, podem acabar causando acidentes. Uma das alternativas mais eficazes nestes casos é a instalação de corrimões.
Ter um apoio na hora de subir ou descer escadas ou em rampas diminui o risco de acidentes. O uso de corrimão não se restringe somente para estes casos, uma vez que a sua instalação por toda a casa contribui para que a locomoção do idoso seja segura e livre de dificuldades.
Arrume a casa!
Muitos acidentes domésticos podem acabar acontecendo devido à falta de cuidado com o ambiente domiciliar. Casas desarrumadas, com objetos espalhados, fios soltos e tapetes fora do lugar são fatores de risco para a vida do idoso.
É preciso tomar bastante cuidado com a disposição dos móveis de todos os cômodos da casa. O recomendado é deixar o caminho livre de obstáculos para que o idoso transite por toda a residência sem se deparar com algum objeto fora do lugar que coloque a sua integridade em risco.
Veja algumas dicas de como tornar o ambiente domiciliar mais seguro:
- No caso de tapetes, utilize opções antiderrapantes ou fixas no chão;
- Não deixei fiações soltas pela casa;
- Cuidado para não deixar objetos espalhados nos cômodos;
- Evite armários e prateleiras altos demais;
- Preste atenção para móveis com quinas e fora do lugar;
Adotar medidas preventivas diminui consideravelmente o risco de acidentes domésticos. Entretanto, no caso de pessoas de idade mais avançadas e debilitadas, a família desempenha um papel fundamental no cuidado do idoso. Vamos descobrir como.
Cuidado familiar na prevenção de acidentes domésticos
Quando o idoso encontra dificuldades na realização de tarefas simples devido à doenças ou idade já avançada, a família tem um papel muito importante. O ideal é realizar visitas regulares para que, além de avaliar as condições do ambiente, mostrar que está presente na vida do idoso.
Os cuidados familiares são fundamentais para a segurança e bem-estar, tanto físico quanto emocional, do idoso. Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários que responderemos para você!
Caso precise de algum serviço da Life Care, entre em contato conosco! Não se esqueça de curtir as nossas redes sociais e indicar o nosso conteúdo para um amigo!