Todos já sabem que o consumo de cigarro pode ser prejudicial para a saúde. Substâncias como a nicotina podem ser altamente prejudiciais para a saúde com o passar do tempo. Porém, largar esse hábito é muito difícil para algumas pessoas, uma vez que ele acaba se tornando um vício. Pensando nisso, separamos algumas informações acerca do cigarro para que você pare de fumar!
As consequências do cigarro para o organismo
O consumo do cigarro ao longo dos anos pode acabar culminando em vários problemas de saúde. As principais vítimas no organismo são o pulmão e o coração. Porém, ainda existem outros problemas que o cigarro, sendo consumido com pouca ou muita frequência, pode causar para a saúde.
Uma das doenças mais conhecidas quando relacionamos o cigarro aos problemas de saúde é o câncer de pulmão. Na maioria das vezes, a doença age de forma silenciosa e o paciente só acaba descobrindo quando ela já está em estágio avançado. Logo, é preciso o quanto antes abandonar o tabagismo, além de realizar um acompanhamento médico. O cigarro também pode influenciar no diagnóstico de câncer de boca, laringe, estômago e na bexiga.
O cigarro é dos principais fatores prejudiciais para a saúde do coração. O tabagismo acaba diminuindo a espessura dos vasos sanguíneos e reduzindo os níveis de oxigênio no sangue. Isso resulta em problemas na circulação, que causa o aumento da pressão arterial e aumenta os riscos de infarto, derrame e acidente vascular cerebral.
Fumar também atua negativamente na saúde bucal. O consumo de cigarro, ao longo dos anos acaba deixando os dentes mais escuros e influencia no surgimento de cáries e doença periodontal.
O cigarro pode se tornar um vício!
O cigarro possui mais de 4500 substâncias tóxicas e pode influenciar no diagnóstico de 50 doenças diferentes. Dentre os elementos que o compõe, encontra-se a nicotina. Uma vez no organismo, ela ativa receptores no cérebro que liberam algumas substâncias que geram prazer e sensação de bem-estar. É por esse motivo que muitas pessoas recorrem ao cigarro para aliviar momentos de muito estresse e ansiedade.
A busca por sensações como alívio e prazer acaba tornando o cigarro um vício. Em casos assim, deixar de fumar por algumas horas já é um motivo para gerar crises de abstinência. Isso acontece porque o corpo se acostuma com a substância e a torna uma necessidade para o organismo.
Quando uma pessoa viciada deixa de fumar por algumas horas, ela começa a sentir alguns sintomas como cansaço, irritação, nervosismo e ansiedade. Quanto maior a quantidade de cigarro que se costumava consumir, maior é a incidência desses sinais. Largar o cigarro acaba sendo um processo difícil para dependentes da nicotina, por isso daremos também algumas dicas para que você pare de fumar imediatamente.
Pare de fumar com essas dicas!
Parar de fumar não é fácil. Porém, existem algumas técnicas que podem te ajudar a largar o vício gradativamente. Você pode optar por começar aos poucos, diminuindo cada vez mais o número de cigarros que costumava consumir habitualmente. Assim, o risco de ter alguma crise de abstinência é menor, pois não será uma parada brusca.
Outras técnicas para parar de fumar evitando a abstinência é começar a usar chicletes, pastilhas ou adesivos de nicotina. Esses métodos liberam nicotina gradualmente no organismo, controlando assim o vício. Evite também o cheiro do cigarro e faça algumas atividades que ocupem o seu tempo.
Quer saber mais? Acompanhe as nossas redes sociais e tenha acesso à um conteúdo exclusivo sobre tudo que está em alta na área da saúde.