A osteoporose é uma doença que afeta a saúde dos ossos, deixando-os frágeis e sujeitos à fraturas. A condição se apresenta durante o envelhecimento e é mais frequente no público feminino acima dos 45 anos.
Considerado por muitos uma doença silenciosa, a osteoporose só é percebida após o aparecimento de alguns sintomas. A fragilidade dos ossos deixa o corpo vulnerável a sofrer várias fraturas anormais.
Entenda mais um pouco sobre esta doença que afeta cada vez mais pessoas.
O que é a osteoporose?
À medida que envelhecemos, o nosso corpo, consequentemente, passa por algumas mudanças. Uma das alterações no organismo é a perda de massa óssea, principalmente depois os 30 anos. Com isso, acontece a degeneração dos ossos, deixando-os fracos e degradados.
O problema é mais recorrente em mulheres após a menopausa. Acontece que durante este período, o organismo da mulher para de produzir estrogênio, hormônio importante para o fortalecimento dos ossos. Sendo assim, o corpo começa a perder massa óssea, se tornando um fator de risco para as mulheres.
Entre os homens, o principal fator de risco para a doença é o envelhecimento. Estima-se que a saúde dos ossos de um homem começa a ficar fragilizada após os 65 anos.
Outros fatores de risco como o tabagismo e a deficiência de cálcio no corpo também comprometem a saúde dos ossos. O cálcio é um mineral fundamental para o fortalecimento da estrutura óssea. É importante manter durante os anos uma dieta rica em cálcio para evitar problemas no futuro. No caso do cigarro, ao entrar em contato com o organismo, ele compromete a absorção deste mineral e consequentemente, a saúde dos ossos.
Diagnosticando a doença
Como dito anteriormente, ela é uma doença silenciosa. Costuma-se percebê-la após alguns sinais como fraturas e dores nos ossos e articulações. Outro sintoma muito comum é a diminuição na estatura do paciente em 2 a 3 centímetros.
As regiões mais vulneráveis são o fêmur, punho e coluna. O maior problema é que nem sempre as fraturas geram dores intensas, o que faz o paciente não dar a atenção necessária.
É possível diagnosticar a doença através da densitometria óssea, exame que identifica se o paciente teve alguma perda óssea.
Como é feito o tratamento?
Não há uma cura para a osteoporose, porém existe tratamento para retardar o seu avanço. Os métodos utilizados pelos médicos tem o intuito de prevenir a reincidência de fraturas e fortalecer os ossos.
Recomenda-se ingerir alimentos ricos em cálcio e vitamina D, podendo também recomendar suplementos para repor o mineral e a vitamina no organismo. O médico pode prescrever alguns medicamentos utilizados no retardamento da doença.
Cuidando da saúde dos ossos
É muito importante manter uma dieta balanceada rica em cálcio e vitamina D. Leites e derivados são a principal fonte do mineral, que também pode ser encontrado em alimentos como brócolis e folhas escuras. No caso da vitamina, aconselha-se, principalmente, tomar sol durante 10 a 15 minutos, sem protetor solar.
Outro aliado no combate à osteoporose é a prática de atividades físicas regulares. Se exercitar contribui bastante para o fortalecimento dos ossos à medida que envelhecemos.
Os exercícios físicos também colaboram aumentando a força muscular, ajudando a manter o equilíbrio, postura e no aliviando as dores causadas pela osteoporose. A prática incentiva a absorção de cálcio no organismo e o aumento da massa óssea.
Procure praticar o exercício que mais combina com a sua rotina, contribuindo assim para a sua saúde ao longo dos anos.
Gostou do conteúdo? Nos acompanhe nas nossas redes sociais e fique por dentro de outras informações sobre a saúde!