Life Care Transporte de Paciente, Home Care, serviço Domiciliar, Unimed

Saúde emocional e saúde física: a busca pelo equilíbrio

Você sabia que para viver uma vida plena e mais feliz é necessário prezar pelo equilíbrio da saúde emocional e saúde física?

A saúde física envolve cuidados relacionados à prática regular de atividades físicas e à reeducação alimentar. A saúde emocional está mais direcionada à qualidade de vida, ao bem-estar e ao equilíbrio da pessoa consigo mesma e com o mundo.

Mas ambas são importantes para a saúde do organismo como um todo. Deve haver um equilíbrio entre corpo e mente para manter nosso desempenho. Vamos explicar a relação entre elas e como o desequilíbrio pode gerar complicações na sua vida.

 

Saúde física

A saúde física está diretamente relacionada ao bom funcionamento do organismo humano. Incluindo as funções vitais, o metabolismo, as condições gerais para viver sem doenças e garantindo disposição para realizar as atividades do dia a dia.

Existem alguns fatores que influenciam a saúde de um indivíduo, como infância saudável, status social, gênero, cultura, educação, genética, ambientes que frequenta e condições de seu trabalho.

Podemos mudar essas características adotando hábitos que provêm as necessidades mais importantes ao corpo.

 

Saúde emocional

Manter a mente bem auxilia o indivíduo a enfrentar as dificuldades e exigências da vida, superando sentimentos ruins, como estresse, tristeza, insegurança, raiva, ansiedade.

O ideal é estimular a capacidade de controlar os comportamentos que influenciam nossas atividades cotidianas. E lidar com as mudanças e desafios cotidianos.

Para conservar uma boa saúde mental, é recomendado ler bons livros, cultivar amizades, adotar lazer, passear, ter uma visão positiva da vida.

 

Como o desequilíbrio pode gerar complicações na sua vida

Mente sã, corpo são: problemas de saúde física podem impactar a saúde mental e o bem-estar das pessoas. Da mesma forma, problemas de saúde mental podem causar ou agravar problemas de saúde física.

Já reparou como é normal ter problemas no intestino, por exemplo, diarreia ou constipação, quando fica estressado ou nervoso? Isso acontece porque o intestino tem seu próprio sistema nervoso, ligado ao cérebro por meio de ramificações. O problema pode afetar a alimentação, o convívio social e favorecer o surgimento da depressão.

Por outro lado, pessoas que têm problemas físicos de saúde, como dores frequentes, prejudicam sua saúde mental, lidam com transtornos psicológicos, cansaço. Em situações difíceis, o corpo pode reagir emitindo um alerta de que algo não está normal, debilita o sistema imunológico, deixando-o mais suscetível a resfriados e outras infecções.

Por isso, é fundamental ter equilíbrio entre as suas emoções e seu comportamento. O corpo humano possui uma espécie de conexão com a mente.

 

Dicas para manter saúde emocional e saúde física em equilíbrio

 

Portanto, é importante entender os sintomas do seu desequilíbrio, suas complicações e a forma de lidar com as possíveis adversidades. Preserve sua saúde e mantenha sua saúde emocional e saúde física em harmonia.

Faça consultas regulares ao médico para prever alguns problemas e tratá-los antecipadamente.

Quer saber mais sobre cuidados com a saúde física e emocional? Curta nossas redes sociais e acompanhe as dicas!