A Sarcopenia é uma condição relacionada ao avanço da idade na qual ocorre a perda de massa muscular. É comum que com o tempo o corpo não seja mais o mesmo. Porém, existem alguns hábitos que, uma vez rotineiros, tornam-se aliados para prevenir os efeitos da Sarcopenia.
Pouco se sabe que a redução da força dos músculos para atividades comuns do dia a dia pode estar relacionada à Sarcopenia. Com isso, listamos algumas informações importantes sobre este quadro tão recorrente na população.
Fique de olho nos sintomas
Quando o assunto são problemas enfrentados após os 50 anos, fala-se muito de osteoporose. Porém, também é preciso se atentar à Sarcopenia. A saúde dos ossos e dos músculos merece a mesma atenção.
Com o avanço da idade, é comum que, com o ganho de peso, a massa muscular seja substituída por gordura. De início, pode parecer algo comum, uma consequência das mudanças corporais. Entretanto, maiores complicações podem surgir com o tempo. Dificuldades para fazer movimentos como agachar para pegar algo, subir escadas, se levantar de uma cadeira são sinais claros da Sarcopenia.
Logo, os principais sintomas da Sarcopenia são a perda de massa e força muscular, além de dificuldades em realizar alguns movimentos.
Como prevenir a Sarcopenia
Para evitar a perda muscular, devem-se adotar alguns hábitos ao longo dos anos. Todos já sabem a importância de praticar atividades físicas para a saúde, e neste não é diferente. Se exercitar com frequência ajuda na força e resistência muscular. Outro fator importante na luta contra a Sarcopenia é ter uma alimentação saudável e rica em proteínas. Alimentos como ovo, carne e leite contribuem para o crescimento muscular. Antes de adotar qualquer dieta, aconselha-se buscar um profissional da área.
Outros hábitos como parar de fumar e evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas contribuem na luta contra a perda muscular. Manter-se sempre hidratado também é um componente ideal para a prevenção.
Já sofro com a perda muscular, como tratar?
O recomendado é que assim que notar algum sintoma, procurar auxílio médico. Mesmo que o paciente apresente sinais claros da Sarcopenia, ainda é possível prevenir complicações maiores e retardar os sintomas. A prática de alguma atividade física somada a uma alimentação balanceada segue sendo o melhor remédio. Além disto, o médico responsável pode indicar alguns medicamentos e fisioterapia para auxiliar no tratamento.
Para ter mais informações e dicas de saúde? Fique por dentro de tudo o que postamos nas nossas redes sociais.