Life Care Transporte de Paciente, Home Care, serviço Domiciliar, Unimed

Saiba como evitar a trombose

A trombose é uma doença que se caracteriza pela formação de um coágulo sanguíneo no interior das veias, dificultando o retorno do sangue para o coração. Seu diagnóstico, geralmente, atinge a região das pernas, causando muita dor, inchaço, coloração arroxeada e enrijecimento da pele e, em alguns casos, até embolia pulmonar. É importante ressaltar que cultivar algumas atitudes diárias é fundamental parar evitar a trombose.

Existem alguns fatores de risco que podem ocasionar no surgimento da trombose. Os mais conhecidos variam entre o uso de anticoncepcionais, ter o hábito de ficar sentado por muito tempo, obesidade, gravidez, hereditariedade etc. O diagnóstico é mais comum em pessoas acima de 60 anos. Leia abaixo algumas dicas para prevenir o desenvolvimento da trombose.

 

Movimente-se constantemente

O hábito de praticar atividades físicas regularmente é fundamental para evitar possíveis veias entupidas. Se exercitar melhora a circulação do sangue e contribui para o bom funcionamento do organismo. O ideal é não ficar muito tempo sem movimentar as pernas. Pessoas que passam a maior parte do tempo sentadas precisam fazer pequenas pausas para esticar as pernas. Outra alternativa é buscar fazer alguma atividade física no tempo livre.

É fundamental manter-se hidratado antes e durante a prática de atividades físicas. Não beber água enquanto se exercita deixa o sangue com o aspecto espesso, dificultando o seu tráfego pelas veias. Logo, aconselha-se sempre ingerir muito liquido durante o dia.

 

Para evitar a trombose, lute contra o sobrepeso

Um dos motivos que mais influenciam a inflamação dos vasos sanguíneos e dificultam o retorno venoso é o sobrepeso e a obesidade. Logo, o bombeamento do sangue no corpo é prejudicado, facilitando o diagnóstico de varizes e, no pior dos casos, da trombose.

Nota-se então a importância de manter uma dieta balanceada, somada ao hábito de se exercitar. Aconselha-se evitar o consumo de alimentos industrializados e alimentos muito gordurosos, trocando-os por frutas, cereais grãos integrais. Além disto, buscar praticar alguma atividade física, seja ela caminhada, natação ou exercícios aeróbicos. Para evitar a trombose, o ideal é manter o peso corporal em dia, podendo, antes de tomar qualquer atitude, procurar orientação de um profissional na área da saúde.

 

Cuidado com o uso de anticoncepcionais

Uma das maiores dúvidas quanto aos fatores que influenciam o diagnóstico de trombose é o uso de anticoncepcionais no público feminino. De fato, esse é uma das causas, principalmente, em mulheres acima dos 35 anos. Os hormônios no corpo feminino atuam nas paredes venosas, exercendo pressão e ocasionando edemas. Este contexto gera uma piora no quadro das varizes.

É importante, ao buscar cuidar da saúde vascular, procurar orientação médica sobre os riscos do uso de anticoncepcionais e tratamentos hormonais.

Existem outros cuidados que podem ser tomados para evitar o diagnóstico de trombose. Aconselha-se parar de fumar, buscar tratamento para as varizes e buscar se orientar sobre o histórico familiar.

Acompanhe nossas redes sociais para saber mais sobre informações na área da saúde.