O câncer de mama é uma das principais doenças que afetam o público feminino. A campanha Outubro Rosa surgiu com o intuito de promover a conscientização da população sobre os sintomas, como realizar o autoexame, os cuidados a serem tomados e os métodos de prevenção.
A doença, que em raros casos também pode ser diagnosticada em homens, é causada pelo crescimento desenfreado das células mamárias, que acabam gerando um tumor. É fundamental se atentar aos primeiros sinais da condição o quanto antes, para que assim seja possível frear o avanço e começar o tratamento com antecedência.
Entenda um pouco mais sobre como identificá-la, os fatores de risco, sintomas, prevenção e tratamento.
Como identificá-lo?
Os principais métodos para identificar o câncer de mama são o autoexame, mamografia e outros exames de imagem. Na fase inicial da doença, é comum que a mulher não sinta nenhum sintoma. Daí vem a importância de se examinar em casa, sendo possível notar algum sinal anormal nos seios.
Todas as mulheres, após completarem 20 anos, devem realizar o autoexame para contribuir no diagnóstico precoce da doença. O ideal é realizar o método uma vez por mês, cerca de cinco dias depois da menstruação. Ele deve ser feito de três maneiras, olhando no espelho, de pé ou deitada. Um dos intuitos do Outubro Rosa é orientar como é feito o exame em cada posição.
No primeiro caso, a mulher precisa se posicionar de frente ao espelho, sem as roupas. Deve-se avaliar as condições dos seios com os braços abaixados, levantados e posicionados atrás da cabeça e apoiados na cintura. É importante notar, principalmente, se existem alterações no formato, tamanho e cor das mamas.
Outra maneira de se examinar é em pé, durante o banho, com as mãos ensaboadas. É preciso levantar o braço esquerdo e apoiá-lo sobre a cabeça e avaliar a mama com a mão direita e realizar o mesmo movimento com o outro lado.
Por fim, a mulher deve se avaliar deitada, colocando uma toalha ou algo macio debaixo do ombro e examinar o lado correspondente à posição em que está. Deve-se fazer a mesma coisa do outro lado, sempre com o intuito de notar alguma alteração.
Além do autoexame, é necessário visitar o consultório médico regularmente para avaliar as condições de saúde.
Principais sintomas
Os sintomas do câncer de mama se apresentam com alterações e irritações nos seios. O aparecimento de um nódulo endurecido na mama ou próximo à axila é um dos sintomas mais conhecidos. Com isso, é possível que as veias localizadas na região fiquem sobressaltadas na pele, ficando facilmente visíveis.
Com o tempo e consequente avanço da doença, os pacientes podem sentir dor, inchaço e coceiras na região. É possível que as mamas fiquem com um aspecto avermelhado ou com outra cor. Existe a possibilidade da pele ficar enrugada e, em alguns casos, quando pressionado, pode sair secreções escuras e até sangue no mamilo.
Como é o tratamento?
Os métodos de tratamento variam de acordo com as condições da doença. O profissional responsável por avaliar e cuidar da recuperação do paciente, sendo que é possível realizar apenas um procedimento ou combiná-lo com outros.
Na maioria das vezes, é necessário recorrer à quimioterapia, radioterapia e, em alguns casos, procedimentos cirúrgicos para a retirada do tumor. Qual tratamento será feito ou a ordem dos mesmos depende do estágio e condições na qual ele foi encontrado. Quanto a cirurgia, pode-se retirar toda a mama ou somente parte dela.
Importância do Outubro Rosa
O Outubro Rosa é uma campanha criada para a conscientizar a população acerca do câncer de mama. O movimento envolve ações sociais, empresas e entidades com o intuito de apresentar a doença, os sintomas, tratamentos e, principalmente, como evitá-la através do autoexame e consultas médicas.
E você? Já fez o autoexame ou procurou um médico? Não fique desatenta quanto à doença. Para mais informações na área da saúde, acompanhe as nossas redes sociais!