Life Care Transporte de Paciente, Home Care, serviço Domiciliar, Unimed

Novembro azul: combatendo o câncer de próstata

O Novembro Azul é um movimento que teve início na Austrália, no ano de 2003, com o intuito de promover a conscientização e prevenção para homens acerca do câncer de próstata. A doença é a segunda com maior incidência entre os homens, ficando atrás apenas para os tumores de pele.

Assim como o Outubro Rosa, é importante compreender o relevante papel do Novembro Azul para o público masculino. Com isso, entenda agora um pouco mais sobre a doença, como ela se desenvolve e como é o tratamento para pacientes com o diagnóstico.

 

O que é o câncer de próstata?

A próstata é uma glândula que fica localizada abaixo da bexiga, envolvendo a uretra, e que tem a responsabilidade de produzir parte do líquido que constitui o esperma. O câncer, uma vez que atinge essa área, começa a se espalhar gradativamente por toda a próstata.

O tumor se caracteriza por crescer lentamente no organismo e, na fase inicial, não apresentar sintomas. Logo, é importante que todo homem, após os 45 anos, sobre algumas condições especiais, se atentar e realizar o exame de prevenção com um urologista de confiança. O quanto antes for o diagnóstico, melhores são as chances de se obter ótimos resultados no tratamento.

O câncer de próstata é mais recorrente em homens acima dos 50 anos e em alguns grupos de risco. Os principais fatores que influenciam no diagnóstico da doença se apresentam como idade avançada, histórico familiar, fatores hormonais e hábitos alimentares, sobrepeso, sedentarismo e homens negros.

 

Quais são os sintomas?

Na fase inicial, o câncer de próstata costuma não apresentar nenhum sintoma. Uma vez no estágio mais avançado, o paciente pode começar a sentir algumas dificuldades para urinar, como dor, sensação de nunca esvaziar completamente a bexiga, urina escura devido à presença de sangue e dor ao ejacular.

Quando a doença evolui para um estágio ainda mais avançado, é possível que o paciente sinta dor nos ossos. Isso acontece devido à metástase, o que significa que o câncer se espalhou para outras partes do corpo.

 

Diagnóstico

A campanha do Novembro Azul é de extrema importância por conscientizar o público masculino a realizar o exame de toque. O método é recomendado para todos os homens acima dos 45 anos, quando estão incluídos nos fatores de risco, e depois dos 50 anos para os que não se encaixam nestes fatores.

O exame, tão popular entre os homens, consiste no toque retal, com o intuito de avaliar as condições da próstata. É possível que o médico possa também identificar outros problemas que atinjam a glândula.

Outra maneira de identificar o diagnóstico precoce do câncer de próstata é através do exame de PSA. Ele consiste em avaliar, por meio da coleta de sangue, os níveis de PSA (substância que pode indicar alterações na glândula) no organismo.

É importante entender que, através desses exames, o médico apenas identifica alterações na próstata. Para diagnosticar a presença de câncer, ela certamente fará outros exames no paciente.

 

Tratamento para o câncer de próstata

Os métodos de tratamento dependem das condições do tumor e do paciente. Fatores como estágio da doença e idade são fundamentais para a escolha de qual método será usado. As principais recomendações se apresentam como procedimento cirúrgico, no qual a próstata é removida, radioterapia e quimioterapia.

 

Novembro Azul e sua importância

O maior tabu quando o assunto é o câncer de próstata é o exame de toque. É fundamental se conscientizar acerca da importância da prevenção e sobre os sintomas que podem ser sentidos com o tempo.

Sempre há tempo para se cuidar! Continue acompanhando as nossas redes sociais e fique por dentro do nosso conteúdo!