Life Care Transporte de Paciente, Home Care, serviço Domiciliar, Unimed

Hábitos diários podem influenciar a longevidade

Hábitos saudáveis influenciam muito na expectativa de vida da população e podem ser considerados os principais fatores para alcançar a longevidade.

Pequenas mudanças na rotina têm um grande impacto na qualidade da saúde.

Vamos listar os principais hábitos para levar uma vida saudável e uma existência boa e longa.

 

1. Praticar atividade física

Muitas pesquisas já comprovaram que exercitar-se é um dos caminhos para viver mais. Exercícios, como corrida, caminhada, musculação e bicicleta, aumentam a longevidade em até seis anos.

Nos países com as maiores expectativas de vida, por exemplo, ocorre uma maior prática de atividade física. Seus moradores se movimentam bastante: têm o hábito de andar a pé, substituindo o carro quando precisam ir a lugares, como supermercado e trabalho, praticam jardinagem e cuidam de membros da família.

Em contrapartida, o sedentarismo provoca doenças que podem reduzir o tempo de vida. O ideal é começar a mudar pequenos hábitos, como: abandonar o controle remoto, trocar elevadores por escadas e levar o cachorro para passear.

 

2. Cuidados com a alimentação

Outra recomendação para alcançar a longevidade é cuidar da alimentação. É importante comer pelo menos cinco porções de frutas e vegetais todos os dias para manter o peso correto. É necessário ingerir a quantidade recomendada de nutrientes diariamente.

Coma mais peixe nas suas refeições (especialmente a sardinha, o salmão e o atum). O ômega-3 é um nutriente associado a benefícios à saúde cardiovascular e pode aumentar a expectativa de vida.

Coma com moderação e inclua os alimentos frescos, sem conservantes ou agrotóxicos no seu cardápio. Tenha um consumo moderado de açúcar, sal e fritura.

Tome BASTANTE água potável durante todo o dia, especialmente em épocas quentes.

 

3. Adote um estilo de vida saudável

Adotar um estilo de vida saudável ao longo dos anos prolonga a vitalidade. Invista em cuidados para manter a mente em funcionamento.

Isso inclui passar mais tempo com a família, realizar ações voluntárias, frequentar grupos de apoio para melhorar a qualidade da sua rotina e aumentar a longevidade.

Também passe menos horas em frente ao computador ou no sofá assistindo televisão e realize mais atividades ao ar livre.

Deixe os problemas de lado e aprenda a ter tranquilidade e momentos de relaxamento. Assim, os órgãos vitais não se desgastam e você consegue viver muitos anos.

Para evitar o envelhecimento acompanhado de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e mal de Parkinson, faça exercícios mentais, práticas lúdicas e recreativas, por exemplo, pintura, bordados e jogos.

A falta de sono também pode trazer impactos negativos no organismo, já que dormir menos de cinco horas deixa o metabolismo desequilibrado.

 

4. Livre-se de vícios

Alguns hábitos prejudicam a saúde e reduzem o tempo de vida. Fumar, usar de drogas e  consumir bebidas alcoólicas em excesso, são exemplos.

Os problemas associados ao comportamento diário, como a correria, o trânsito e as situações de nível elevado de estresse, desequilibram o funcionamento neuronal, facilitando o aparecimento desses vícios nocivos.

 

Certamente, os maus hábitos são os principais culpados pelo envelhecimento precoce.

Mudar essas ações melhora a sua qualidade de vida e autoestima. Mantenha-se saudável, procure conhecer seu corpo para envelhecer bem e ter longevidade.

Para saber mais dicas de saúde, acompanhe também nossas redes sociais.