Life Care Transporte de Paciente, Home Care, serviço Domiciliar, Unimed

Automedicação: Por que você não deve fazer?

Uma das práticas mais comuns de grande parte da população, ao sentir uma dor de cabeça ou outro incômodo leve, é tomar algum remédio sem tarja ao invés de ir ao médico. Pode até parecer algo prudente a se fazer, já que poupa tempo de se deslocar até o consultório e realizar uma consulta. Entretanto, a automedicação é um risco à saúde.

Você sabe quais são os riscos de se automedicar? Entenda agora um pouco mais sobre esse assunto e o porquê você deve evitar tomar remédios sem prescrição médica.

Você sabe o que está tomando?

O Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas afirma que, por ano, cerca de 30 mil pessoas são internadas com o diagnóstico de intoxicação por uso de medicamentos. Se automedicar sem o conhecer o seu organismo pode ser perigoso.

Na maioria das vezes, as pessoas acabam usando remédios sem prescrição através de indicações ou pesquisas na internet. Quando isso acontece, o risco de usar um medicamento em doses exageradas ou em ocasiões inoportunas é muito grande. Logo, é imprescindível procurar auxílio médico antes de começar a tomar algum remédio para amenizar sintomas.

Automedicação vicia!

De fato, alguns medicamentos, mesmo quando não foram prescritos, causam certo alívio aos pacientes. Entretanto, o uso recorrente pode acabar causando dependência. Nestes casos, ao longo do tempo, é possível que o remédio utilizado perca o seu efeito sem que a pessoa note. Outros problemas como intoxicação também podem acontecer.

Você tem o costume de ler a bula?

É muito comum, em casos de automedicação, o paciente tomar o remédio mesmo sem ter lido a bula. É nela que estão contidas todas as informações acerca do medicamento, quando ele é indicado, as precauções e possíveis reações.

Ao ler a bula, o paciente tem acesso a todas as possibilidades ao tomar certo medicamento, o que pode evitar possíveis complicações no futuro. Ainda assim, é de extrema importância que ele procure fazer uso de algum remédio somente quando o médico responsável pelo seu caso indicar.

Risco de ser diagnosticado com hipocondria

Você sabe o que é a Hipocondria? O transtorno mental, também conhecido como “mania de doença” é uma condição na qual o paciente possui o medo de contrair alguma doença ou até mesmo estar doente. Pessoas viciadas em remédios estão mais sujeitas a se tornarem hipocondríacas.

Assim que notada algum indício de vício em medicamentos, é necessário buscar auxílio médico. Importante ressaltar que o uso de qualquer remédio deve ser através da indicação de algum médico. A automedicação pode prejudicar a sua saúde!

Para ter acesso a mais conteúdos como este, siga as nossas redes sociais e acompanhe tudo o que postamos lá!