Life Care Transporte de Paciente, Home Care, serviço Domiciliar, Unimed

Artrite e artrose: o que são e quais as diferenças?

Apesar de estarem relacionados e possuírem certa semelhança dos nomes, artrite e artrose são problemas distintos. As duas condições atingem as articulações e são constantemente confundidas.

Antes de entender a diferença entre os dois problemas, vamos aprofundar individualmente em cada uma, desde os sintomas até o método de tratamento.

 

Entenda a artrite

A artrite é mais um sintoma do que uma doença, sendo caracterizada por ser uma inflamação de uma ou mais articulações. Na maioria das vezes, ela se apresenta na forma de dor, aparência avermelhada ou até inchaço. Dependendo do grau no qual se encontra, a condição pode levar o paciente a perder parcialmente ou por completo os movimentos da articulação afetada.

Existem diversos tipos de artrite, o que varia de acordo com a origem da inflamação. Deve-se, sempre que procurar um médico, realizar exames específicos para encontrar o diagnóstico preciso.

E quais são as causas da artrite? As principais causas que originam inflamações nas articulações são:

 

Artrose

Já a artrose é uma doença degenerativa crônica que causa a degeneração ou frouxidão de uma ou mais articulações. Também conhecida como osteoartrite, a condição tem como sintomas dor, inchaço, dificuldade em realizar movimentos e rigidez nas articulações afetadas.

A doença piora com o tempo e não tem uma cura definitiva. Os métodos de tratamento atuam com o intuito de retardar e amenizar os sintomas sentido, mantendo o paciente ativo. As articulações mais afetadas pela artrose são localizadas nas mãos, nos ombros, coluna, quadril e joelho.

As principais causas da artrose estão ligadas ao desgaste natural das articulações, o que pode estar associado também ao envelhecimento. Outras causas são:

Quanto aos métodos de tratamento para artrite e artrose, vamos conhecer um pouco mais sobre como amenizar os sintomas.

 

Como é o tratamento para a artrite e artrose?

Ao chegar ao consultório apresentando alguns dos sintomas que correspondem às duas condições, o paciente precisará passar por alguns exames. É necessário avaliar como está a sensibilidade e movimentação da região na qual ele está se queixando. Logo depois, o médico responsável certamente solicitará alguns exames de imagem para confirmar com precisão o diagnóstico.

O tratamento, que pode ser feito a base de medicamentos e terapias, contribui para a redução dos sintomas e retardo da doença. É possível que o médico indique que o paciente faça terapia por algum tempo, pratique exercícios e repouse.

Para prevenir o diagnóstico de artrite e artrose é importante que o paciente seja adepto de atividades físicas ao longo dos anos, se alimente bem e cuide do seu corpo.

A artrite e artrose acabam se relacionando porque quando a inflamação acontece, ela pode acabar culminando na doença. Continue acompanhando as nossas redes sociais e fique por dentro do nosso conteúdo.