Life Care Transporte de Paciente, Home Care, serviço Domiciliar, Unimed

A importância da fisioterapia para idoso

Com a idade avançada vem também o aumento dos riscos de comprometimento funcional e a perda de autonomia. Conhecer as alterações fisiológicas é fundamental na melhora da expectativa de vida na terceira idade. Por isso, é muito recomendado a fisioterapia para idoso.

A fisioterapia é uma especialidade da saúde que utiliza técnicas de massagem, alongamento e ginástica para prevenir dores crônicas recorrentes a doenças articulares.

Veja a seguir importância desse tratamento.

Fisioterapia para idoso, para que serve?

A fisioterapia pode contribuir para reabilitação do paciente, na conscientização e promoção da qualidade de vida da população idosa para um envelhecimento bem-sucedido.

Como são exercícios voltados para pessoas com mais de 60 anos de idade, eles seguem s especificidades e cuidados especiais. E de acordo com o tipo de patologia e limitações do paciente, pode ser funcional para:

O serviço de fisioterapia pode ser necessário em qualquer fase da vida, dependendo das condições do paciente. Mas na terceira idade tem grande importância maior: além de tratamento, atua com prevenção.

Há algumas patologias comuns em idosos, como que dificultam as atividades diárias, como:

Nesse caso, a aplicação da fisioterapia com exercícios de alongamentos e de fortalecimento da musculatura enfraquecida melhoram a postura e preservam as articulações. São usadas técnicas de massagem, ginástica, além do uso de aparelhos e equipamentos.

Assim, a fisioterapia para idoso age como analgésico e anti-inflamatório, diminuindo a necessidade de uso de medicamentos. Além de ajudar a reduzir as crises agudas dessas patologias

 

Cuidados na terceira idade

Você já percebeu como vem aumentando o número de idosos no país? Há uma previsão de que nos próximos anos os profissionais dessa área vão ser cada vez mais requisitados.

O fisioterapeuta geriatra é um especialista apto a atuar nesse segmento. E pode trabalhar diretamente com o paciente na área de home care (domiciliar), em hospitais, asilos, centros de reabilitação e centros de atenção ao idoso.

Ele analisa as necessidades do paciente e elabora um plano de exercícios para prevenir ou ajudar na recuperação dos movimentos. Sejam essas necessidades relacionadas à locomoção, deglutição ou paralisias.

Esses exercícios precisam ser de fácil entendimento e execução, para que o idoso consiga realizá-lo mesmo com suas limitações. A prática constante retarda o desenvolvimento de doenças crônicas e também de incapacidades físicas.

Permite que o idoso exerça suas atividades com autonomia, além de melhorar o emocional, levando em conta o alto índice de depressão presente na terceira idade.

Cresce o interesse por esse atendimento a domicílio, em função das grandes vantagens oferecidas aos idosos. Por exemplo, realizar sessões de fisioterapia no conforto de casa, não depender de alguém para levá-los à clínica, flexibilidade de horários, análise do ambiente para detectar riscos de queda ou acidentes ao paciente e atendimento personalizado.

 

Quer saber o que fazer para ter uma vida mais saudável? Leia nosso artigo sobre hábitos diários que podem influenciar a longevidade!