A assistência por home care é uma internação domiciliar para dar continuidade ao tratamento de alguma doença ou de reabilitação do paciente. Mas será que realmente é uma boa escolha? Veja a seguir os principais benefícios do home care.
Antes, é importante esclarecer uma dúvida muito comum.
A principal característica do home care é contar com uma equipe multidisciplinar, como a que existe no hospital. Ela prestará os serviços com o mesmo cuidado e qualidade. Por isso, não pode ser confundido com a figura do cuidador, que é aquele responsável pelas necessidades básicas do paciente, como alimentação e higiene.
1. Humanização do tratamento
A internação domiciliar promove a humanização do tratamento e possibilita um maior contato entre o paciente e sua família.
Receber cuidados médicos em casa, seguindo o mesmo rigor dos hospitais, mas com o apoio e convívio diário de quem se ama, torna a recuperação mais eficaz.
Afinal, cuidar do paciente com amor, carinho, respeito e dedicação é algo digno. E é disso que todo ser humano precisa em qualquer fase da vida.
2. Maior envolvimento da família no tratamento
O paciente é tratado fora do hospital e em total contato com a família. Com isso tem a possibilidade de estar próximo da sua rotina, seus hábitos e referências, favorecendo a
recuperação.
A manutenção do paciente no núcleo familiar promove melhor qualidade de vida a todos os envolvidos:
- Para a família, que não precisa frequentar o ambiente hospitalar
- Para o próprio paciente, que se sente mais tranquilo, confortável e menos estressado.
3. Isola os riscos de infecções hospitalares
Entre os fatores de risco para aquisição de uma infecção hospitalar está uma internação. Causando grandes danos à saúde do paciente, piorando o quadro de enfermidades e aumentando o tempo de permanência no hospital.
Quando o paciente é tratado fora do âmbito hospitalar, fica menos exposto aos riscos infectológicos.
4. Assistência individualizada e personalizada
Entre os benefícios do home care está o tratamento, que permite uma atenção personalizada ao paciente, obtendo um alto grau de resolutividade, humanização, conforto, convívio familiar, resultando numa melhor evolução clínica.
O modelo de tratamento é eficiente e possibilita uma individualização do cuidado integral e contribui para o desenvolvimento de habilidades da equipe multiprofissional com os
familiares dos pacientes, promovendo melhora na saúde.
5. Proposta Psicológica
O paciente, quando está no hospital, se sente doente. Ao ser transferido para o seu lar, há uma interpretação de que a enfermidade foi tratada, e essa é a melhor resposta à
proposta terapêutica.
Psicologicamente, os pacientes passam a encarar o fato de estarem em suas residências como um forte sinal de melhora de quadro. Esse estado mental eleva a autoestima e o bem-estar do doente.
A assistência home care é vantajosa não somente aos pacientes, como também, de forma diferenciada, aos seus familiares. E é direcionado a qualquer fase da vida dos pacientes, sem idade limite para indicação, desde recém-nascidos a idosos.
- Para os que aguardam o restabelecimento e retorno às suas atividades normais
- Para aqueles que necessitam de gerenciamento constante de suas enfermidades
- Para os que precisam de acompanhamento em sua fase terminal
Esses são os principais benefícios do home care, mas ainda existem muitas outras vantagens em dar continuidade ao tratamento de alguma doença no conforto da seu lar. Acompanhe nossas redes sociais e fique antenado em todas as nossas dicas!